Geração e disseminação de dados e conteúdos

Manter uma Rede de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa fortalecida e modernizada, e contar com o apoio plurissetorial de entidades, órgãos governamentais e empresas.

2.1 – Plataforma Longeviver

A Plataforma Longeviver é um conjunto de ferramentas sociais que tem por objetivo apoiar o ciclo de políticas públicas orientadas à mudança demográfica e envelhecimento populacional: diagnóstico, apoio à tomada de decisão, organização e acompanhamento de ações e projetos. 

Ela reúne um conjunto de funcionalidades que são disponibilizadas gratuitamente para os Conselhos de Direito da Pessoa Idosa.

Diagnóstico:

O diagnóstico é a avaliação feita para entender o território e a população idosa que nele habita. É muito importante que o conselheiro conheça bem o seu território para entender as necessidades da população idosa, definir prioridades e poder deliberar sobre ações necessárias. 

Apesar dos interesses genuínos e do comprometimento com a causa, o conselheiro não deve basear as suas decisões em experiências pessoais. As decisões devem ser pautadas por estudos, pesquisas e indicadores estatísticos. Para isso, oferecemos o Observatório Longeviver.

Planejamento Estratégico:

É fundamental que o planejamento do Conselho seja baseado em dados. A Plataforma Longeviver disponibiliza um conjunto de indicadores, gráficos e mapas recomendados pelos principais organismos que são referência no tema. Recomendamos a elaboração de um “plano estratégico ágil”, gerando versões do plano boas o suficiente para orientar as ações do conselho e que possam ser revisitadas, produzindo versões mais completas e que espelhem o amadurecimento dos temas.

Acompanhamento das Ações:

O acompanhamento das ações é tão importante quanto o planejamento. O conselho deve adotar uma metodologia para definir objetivos, metas e acompanhar os projetos executados com os recursos do Fundo do Idoso.

2.2 – Desafio Longeviver Itaú Viver Mais – fomento a pesquisadores

O programa apoia anualmente a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o tema.

Os pesquisadores selecionados recebem uma bolsa para o desenvolvimento de sua proposta de estudo por seis meses. Além do apoio financeiro, são oferecidos cursos e oficinas de formação de métodos e técnicas de pesquisa, grupos de discussão e encontros de orientação para a elaboração do trabalho. Todas as atividades serão realizadas online em plataformas de videoconferência.

No final do processo, cinco artigos selecionados formam uma publicação editada pelo Itaú e pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). 

2.3 – Edital de apoio a fortalecimento da produção acadêmica na área de Envelhecimento Populacional (em desenvolvimento)

O Itaú Viver Mais em conjunto com o Portal do Envelhecimento realizará o Edital Acadêmico de Pesquisa 2022: envelhecer com futuro, para apoiar projetos acadêmicos de caráter interdisciplinar e desenvolvidos por pesquisadores(as). Este Edital inaugura uma nova modalidade de investimento social voltado à pesquisa acadêmica, ampliando nosso compromisso em colaborar para a construção de conhecimento, fator chave para a longevidade e a participação plena na sociedade. A produção de conhecimento tem o potencial de indicar caminhos baseados na proteção dos direitos humanos e na política do envelhecimento ativo.